Estomatologia

O dentista especialista em Estomatologia, é um profissional que previne, diagnostica e trata as enfermidades relacionadas com a boca e todo aparelho estomatognático, que é constituído pelos lábios, dentes, mucosa oral, glândulas salivares, tonsilas palatinas e faríngeas (amígdalas) e demais estruturas da orofaringe.

Entendendo que a boca faz parte da saúde geral do indivíduo, a Estomatologia interage com todas as demais especialidades odontológicas e com algumas áreas da medicina. O Estomatologista está apto a diagnosticar lesões dentro e fora da cavidade bucal (relacionadas a esta), podendo tratá-las ou encaminhá-las ao profissional responsável.

Dentre as lesões mais comuns estão as hiperplasias, as aftas, as lesões de herpes, e podem chegar a ocorrências mais graves como o carcinoma ou câncer oral. O câncer de boca é uma lesão grave que possui tratamento e cura, desde que seja diagnosticado precocemente. 

Lesões decorrentes da quimio e/ ou radioterapia, aplicada em pacientes em tratamento de vários tipos de câncer também podem ser tratadas através da Estomatologia.

Profissionais